Imagens de drone destacam mudança em rodovias após Governo de MT substituir pontes de madeira
Da redação Paulo do Vale com informações Governo de MT
Imagens capturadas com o uso de drones nas pontes
construídas em concreto pelo Governo de Mato Grosso evidenciam a mudança nas
paisagens das rodovias estaduais. O contraste é maior naquelas erguidas ao lado
das antigas pontes de madeira, que estavam danificadas, com tábuas soltas,
representando perigo para quem trafegava por essas estradas.
A Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra) concluiu
até dezembro de 2023 a construção de 194 pontes de concreto, que substituíram
pontes de madeira ou travessias de balsa.
Uma dessas obras é a ponte sobre o Rio do Sangue, na
MT-242, entre Brasnorte e Juara, avaliada em R$ 13 milhões. Com 214 metros de
comprimento, a nova estrutura substituiu a segunda maior ponte de madeira do
Estado, que não tinha proteção lateral e permitia somente a passagem de um
veículo por vez, além de buracos.
O mesmo ocorreu com a ponte sobre o Rio dos Peixes, na
MT-338, em Juara, com 210 metros de extensão e um investimento de R$ 12,7
milhões pela Sinfra. A imagem da estrutura de madeira, que permanece ao lado,
evidencia a evolução na região.
A ponte facilitará o acesso ao Distrito de Paranorte,
localizado a aproximadamente 130 quilômetros de Juara.
Em Paranatinga, uma parceria entre o Governo de Mato Grosso
e a prefeitura municipal resultou na troca de cinco pontes de concreto,
incluindo a sobre o Rio Paranatinga na MT-130. Além disso, a rodovia foi
equipada com novas pontes sobre os rios Corgão, Jatobá, Ronuro e Paranatinga,
fortalecendo a infraestrutura local.
O Governo de Mato Grosso também entregou a ponte sobre o
Rio Arinos, na MT-220, em Porto dos Gaúchos, com 305 metros de extensão. Uma
das 10 maiores pontes de concreto do Estado, ela substituiu uma ponte de
madeira construída nos anos 90, marcando um avanço significativo para a região.
Fim das travessias de balsas
Algumas pontes de concreto trouxeram um fim às travessias
de rio que anteriormente só podiam ser realizadas por balsa, como é o caso do
Rio das Mortes, MT-326, entre Nova Nazaré e Cocalinho. O Governo do estado de
Mato Grosso investiu R$ 56,7 milhões nesta obra, que possui 483 metros de
extensão e se tornou a maior ponte de concreto já construída no Estado.
A região, conhecida pela grande produção de calcário, viu
uma significativa melhoria logística, e, em determinados períodos,
caminhoneiros enfrentavam filas de até dois dias para atravessar o rio. O
calcário é usado na produção agrícola para melhorar a qualidade do solo.
Outra ponte que está sendo construída em um local onde,
atualmente, é necessário o uso de balsa para fazer a travessia é a sobre o Rio
Teles Pires na MT-419, entre os municípios de Carlinda e Novo Mundo. Com 693
metros, essa obra de R$ 48,3 milhões deve ser concluída neste ano.
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